quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Bullying não é brincadeira!



A humanidade não pode libertar-se da violência senão por meio da não violência.


Mahatma Gandhi


INTRODUÇÃO


O Termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Como verbo significa ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos estudiosos do assunto o denominam “violência moral”, “vitimização” ou “maltrato entre pares”, uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre iguais – no caso, estudantes. O BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, atos de violência física ou psicológica que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor, angústia e humilhação a quem sofre. É uma das formas de violência que mais cresce no mundo, o bullying pode acontecer em qualquer contexto social, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana, e, ainda em famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho. Este fenômeno é uma epidemia psico-social e pode ter conseqüências graves. O que à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo, uma simples brincadeira, pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Crianças e adolescentes que sofrem humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem ter queda do rendimento escolar, somatizar o sofrimento em doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da sua personalidade.

Diante do que foi exposto anteriormente é de se imaginar que você já tenha sido vítima, autor ou pelo menos já tenha presenciado um ato de bullying, não é mesmo? Que tal refletirmos um pouco mais sobre o assunto, levando em conta as suas experiências pessoais e em sala de aula?


TAREFAS



Sabemos que o bullying é um problema mundial e que precisamos tomar consciência de que ele existe e precisa ser discutido e evitado. Chegou a sua vez de interagir, pesquisar e refletir sobre essa problemática que faz parte da realidade de todos e desenvolver algumas ações no sentido de alertar toda a comunidade escolar e propagar idéias de mudanças relacionadas à pratica de cada um acerca desse tema. Para tanto será preciso desempenhar alguns papéis para o cumprimento dessa missão.

1- Repórter
Obter informações e dados sobre o tema. O que significa bullying. De que maneiras o bullying pode acontecer na escola. Quais são as conseqüências de quem pratica e de quem sofre bullying na escola. O que é o cyber bullying. Como colaborar com a escola para que este problema seja superado.


2- Redator
Analisar e editar as informações obtidas na pesquisa e produzir uma cartilha.


3- Ator
Você criará uma dramatização retratando os tipos de bullyings mais comuns na escola.


4- Editor gráfico
Você montará uma apresentação sobre o tema no Power Point ou Windows Movie Maker.


5- Artista
Produzir uma apresentação à livre escolha (clip, dramatizar, declamar, etc.) com uma música de sua escolha, ou paródia desde que alusiva ao tema.



PROCESSO



O caminho que você seguirá para o cumprimento de sua missão está detalhadamente especificado a seguir:


1- Ao assumir o papel de repórter você deverá pesquisar dados e informações sobre o tema proposto. Alguns sites que tratam do assunto estão disponibilizados abaixo:



3- A função de ator exige muito estudo, por isso a leitura dos textos sugeridos anteriormente no item 1 oferecerá suporte teórico para que você possa desenvolver a sua dramatização.


4- Assumindo o papel de editor gráfico a sua função será produzir uma apresentação em slides no Microsoft Power Point ou no Windows Movie Maker, reunindo informações, dados, fotografias e gráficos que retratem a problemática bullying.


5- Um trabalho como este, necessita de sensibilização para que possa obter resultados positivos e ninguém melhor do que o artista para instigar em seu público esses sentimentos. Sendo assim, esta será a sua função. Você escolherá uma forma de apresentar uma música ou paródia referente ao tema, podendo produzir um clip, dramatizar, declamar, etc.

2 comentários:

Colega de profissão disse...

Gostei demais dessa atividade. Muito criativo! Esse é um problema que deve ser discutido e trabalhado em nossas escolas! Parabéns pelo belo trabalho.

Abraços!

Anônimo disse...

Good Information! Are you wondering about affordable & quality math solving website Help? BookMyEssay Academic writers and professionals are here ready to work at any time. We can help you with any assignment to get it done on time.